Desde os tempos antigos que se sabe que uma corrente invisível flúi através de todos os organismos vivos. Apesar do cepticismo moderno de hoje em dia e da insistência em provas empíricas, a recente investigação médica e cientifica verificou a existência desta energia, e o seu papel no processo da cura física, emocional e espiritual tem sido validado e reconhecido.
Existem muitos processos e cura que se baseiam no controlar esta energia invisível. Muitos deles requerem anos de estudo de filosofias, de textos, de doutrinas, de técnicas e por aí adiante, que muitas vezes exigem um elevado nível de intelecto, assim como uma considerável quantidade de tempo.
A beleza do Reiki reside na sua simplicidade, na acessibilidade a todos. O nosso nível de educação ou QI é imaterial. A única coisa que aqui é significativa é o nosso desejo genuíno de deixar entrar energia que pode curar o corpo e a mente, e a nossa vontade de nos responsabilizarmos pelo nosso bem-estar.
Reiki é uma palavra japonesa que significa “Energia Vital Universal”. O Reiki não é uma religião e nem uma crença. É um sistema de Cura Natural que abrange todos os níveis do Ser: físico, emocional, mental e espiritual – podendo efectuar modificações profundas em qualquer uma destas áreas. Reiki é uma antiga arte tibetana, que permite canalizar energia e transmiti-la através das mãos.
Como é aplicado o Reiki?
Qualquer ser humano pode experimentar Reiki. Pode ser aplicado numa pessoa mesmo estando vestida com roupa confortável de material sintético, sendo o mais importante que a posição que se encontra seja confortável.O terapeuta é o intermediário entre a energia e a pessoa que o recebe, não dando a sua própria energia nem sugando o do receptor, no entanto não consegue obrigar o receptor a receber a energia universal se o mesmo não a quiser receber consciente ou inconscientemente. O receptor captará a energia de que necessita em cada momento.
Outra grande vantagem do Reiki é que essa energia pode ser transmitida pelo terapêuta à distância. Parece confuso? É muito simples, basta pensar um pouco em tantas situações que ocorrem a todos nós como por exemplo: pegou no telemovel para ligar a um amigo, e nesse momento ele está a ligar-lhe, ou pensou numa pessoa que já não via há muitos anos e nesse dia vai encontrá-la….
Lembre-se que nós somos apenas uns pontinhos neste vasto universo….
O que pode ser tratado através do Reiki?
Notar que os praticantes de Reiki não fazem diagnósticos para os seus problemas pois não têm capacidade ou competências para o fazer. A Energia Reiki tem a sua própria inteligência e dirige-se aos pontos necessários.O Reiki ajuda no alívio de várias doenças como a esclerose, doenças cardíacas, cancro, doenças dermatológicas, dores de cabeça, falta de memória, impotência, e encurta o tempo de cura, as dores, o stress, proporcionando o optimismo, a atitude positiva e a felicidade. Imagine uma sessão de Reiki como um relaxante banho de luz.
O Reiki parece “acordar” e potenciar a capacidade de auto-cura que há em todos nós, podendo ser usado em conjunto com qualquer outro método de tratamento e, por isso, está reconhecido pela Organização Mundial de Saúde.
A nível mundial, o Reiki é largamente utilizado em hospitais para reforço do sistema imunitário, no combate ao stress, diabetes, esclerose múltipla, doenças reumatológicas, regeneração de tecidos (queimaduras, recuperação de fracturas e pós cirurgias), supressão da dor e dos efeitos secundários de tratamentos como a quimioterapia e radiação nos doentes oncológicos diminuindo também a ansiedade proporcionando-lhes, assim, mais conforto emocional e mais força para combater a doença.
O Reiki não está ligado a nenhuma religião. É uma energia que promove a expansão da consciência que nos coloca em contacto com o mais profundo que há em nós e é praticado por Cristãos, Islamitas, Hinduístas, Shintoístas, Budistas e também, por Agnósticos e Ateus. Os relatos de pacientes que receberam Reiki em várias situações são impressionantes. Aproveite para conhecer esses relatos (ver opiniões).