Hipnose no tratamento da infertilidade

A eficácia da atitude ‘mente sobre a matéria’ para se resolver problemas fica bem evidente no uso da hipnose no tratamento de mulheres com dificuldades de engravidar. “Estudos indicam que mulheres ‘estéreis’ que utilizam técnicas mente-corpo apresentam uma taxa de concepção de 42 a 55 por cento, comparado com 20 por cento para aquelas que usam somente a fertilização in vitro”, afirma a hipnoterapeuta americana Sonja Parker. “Foram notados também níveis menores de depressão, ansiosidade e raiva”.

“Eu trabalho com vários problemas”, disse Parker. “Se você tem um problema, a hipnose pode ajudar”.

“Não estou a par de estudos que confirmem ou refutem o sucesso da hipnose nestes casos”, disse o Dr. Lloyd Lifton. “Mas a hipnose poderia ser considerada como uma alternativa, pois as opções são limitadas quando a causa da infertilidade é desconhecida”. Casais que buscam a gravidez recorrem a técnicas de reprodução assistida, tal como a inseminação intra-uterina ou a fertilização in vitro. “A fertilização in vitro é cara”, afirma o Dr. Lloyd.

Ao tratar de mulheres ‘estéreis’, a Dra. Parker sugere a suas clientes que se submetam a seis sessões, cada uma com um foco diferente. “A hipnose não é uma varinha mágica”, disse. “A maioria dos problemas de infertilidade são causados pelo stress, apesar de que existam problemas físicos”, afirma Parker. “Eu uso a conexão mente-corpo para acabar com o stress”.

Nos Estados Unidos cerca de um milhão de mulheres buscam ajuda para a infertilidade, e a maioria delas recorrem aos métodos convencionais, geralmente drogas ou fertilização in vitro. “Algumas mulheres sentem que há algo de errado com elas”, disse Parker. Existe pressão da família ou de amigos em relação ao fato do casal não ter filhos. “Toda esta pressão vai se acumulando na consciência. A hipnose clareia as dúvidas por que trabalha através do subconsciente, que controla o corpo mais do que gostaríamos de admitir”.