Necessidade de um estado modificado de consciência para o tratamento rápido dos traumas.

Para que possa existir uma terapia curta e eficaz contra o stress pós-traumático – S.P.T. – deve-se ter em conta que a dita síndrome, de consequências devastadoras e quase permanentes, é contraída num estado modificado de consciência ( devido à intensidade da emoção do momento) e não pode ser erradicada a não ser num estado modificado de consciência ulterior.

O estado de stress pós-traumático S.P.T é causado por um choque emocional que cria diversos e importantes danos psico-somáticos. O S.P.T é adquirido instantâneamente mas seus efeitos devastadores permanecem para sempre. As informações, assim como as lembranças do incidente traumático são, muitas vezes, parcial ou totalmente esquecidas, os efeitos, devastadores, serão evidentes, activos e presentes, o que criará uma vida miserável para a vítima.

As vítimas de SPT (stress pós traumático) experimentarão, durante anos, certos sintomas ou um conjunto deles: Perda radical da auto-estima, tendo como consequência o sentimento de ser responsável pelo incidente traumático do qual são a vítima, assim como falta de esperança, depressão, fobias, medos, ansiedades, problemas de sono, pesadelos recorrentes, vivências, dissociações e estados de consciência modificada freqüentes, chegando ao ponto em que, nos casos mais severos, certos pacientes são considerados, errôneamente, como psicóticos.

O paciente pode lembrar-se muito bem, num estado consciente, da verdadeira causa do problema, ou não ter nenhuma lembrança. Se por exemplo o paciente teve um trauma quando foi levar uma vacina, ou quando foi ao dentista, facilmente desenvolve uma fobia, ou mesmo pânico relativamente a agulhas ou dentistas. Esse sentimento ele reconhece-o bem. Mas pode ter o mesmo sentimento e não conseguir saber porquê. Isso acontece porque alguma vez na sua vida viu uma imagem que o marcou, ou ouviu alguém a contar uma história, e essa vivência não está no consciente mas desperta-lhe a fobia perante a situação.

O TMC actua bloqueando esse registo mental negativo, e dando todas as condições para que perante a mesma situação não haja nenhum sentimento idêntico aos anteriores, mas sim uma indiferença com calma e tranquilidade. É muito comum acontecer com certos animais como as aranhas, cobras, repteis em geral, ratos, cães, medo da água, medo de conduzir automóvel, andar de avião, médicos, médicos dentistas, agulhas, sangue, escuridão, policias, ladrões, ….