O cancro é uma doença que se caracteriza pelo crescimento desordenado de células que invadem os tecidos ou órgãos, podendo espalhar-se para as diferentes regiões do corpo. O cancro maligno é aquele onde as células cancerígenas crescem rapidamente de forma desordenada, são agressivas e incontroláveis, podendo causar tumores, que é o acumulo destas células. O cancro benigno, é menos agressivo, desenvolve-se vagarosamente e as células são idênticas ao seu tecido original.

O TMC é utilizado principalmente no combate à dor do cancro, diminuição, evitando ou extinguindo o mesmo. Na diminuição dos efeitos da quimioterapia, e também na cura da doença. Com o TMC vai fortalecer-se o sistema imunológico para que o próprio corpo possa eliminar as células cancerígenas.

A experiência da dor, no caso do cancro (não apenas neste), é única para cada pessoa, depende de seu histórico familiar e cultural da dor. Cada um tem sua própria percepção, interpretação e avaliação da dor.

Busca-se a cura através das motivações de cada paciente, pois a mente tem características únicas e tem as ferramentas necessárias para fazer esse combate. Estas motivações internas são despertadas e isso fará toda a diferença no progresso da doença ou da regressão e cura da mesma.

Pacientes cancerígenos normalmente vem com um histórico de depressão, de uma baixa qualidade de vida, alimentação não saudável, stress, vivências de raiva, ressentimentos, mágoa, tristezas constantes, relacionamentos conturbados ou repressão, sentimentos e atitudes que levam a um enfraquecimento do sistema imunológico e um desgosto pela vida, o que poderá levar o paciente de uma forma não percebida a desenvolver o cancro.

O tratamento é psicossocial, e envolve além da terapia, uma melhoria na qualidade de vida, diferentes mudanças em nível pessoal e profissional como resolução de relações matrimoniais  conturbadas e mudança de emprego, uma alimentação mais saudável, e é necessário que a família também esteja envolvida no tratamento e ajude a motivar o paciente. Dando assim a possibilidade de aumentar a auto-estima, confiança em si mesmo e despertar diferentes motivações para a continuação da vida.