O stress e a capacidade de concentração

O stress também afecta a forma de pensar das pessoas. Quando os indivíduos estão muito stressados, particularmente ansiosos ou deprimidos, sua capacidade de pensar com clareza e objectividade pode ser comprometida. As pessoas podem parecer menos capazes ou mais fracas do que realmente são, além de acharem que a sua situação é muito pior do que realmente é. Pode ser difícil identificar estas alterações subtis e fica fácil crer numa ideia sem sentido, como se sentir completamente inútil, uma vez que os sentimentos envolvidos são verdadeiros, reflectindo um sentimento verdadeiro de desespero e falta de esperança.

É fácil aceitar este tipo de pensamento, uma vez que ele é acompanhado de uma emoção e um modo de agir compatíveis. As pessoas costumam negar que a sua forma de pensar seja afectada pelos seus sentimentos, tornando-se mais difícil resolver os problemas quando se acredita nestas ideias negativas. Dessa forma, os indivíduos se tornam menos capazes de avaliar criticamente a sua situação e buscar uma melhora.

No caso dos deprimidos, algumas vezes parece mais fácil se entregar ao desespero do que lidar com os problemas reais. A única maneira de saber se uma ideia é verdadeira é fazendo uma análise cuidadosa. Ambiente de trabalho à prova de stress com terapias alternativas.

O que você pode fazer para melhorar o seu ambiente de trabalho? Se cada um fizer a sua parte, vamos trabalhar no paraíso!

Eu poderia citar as recomendações de sempre – actividade física, sono, alimentação, meditação, massagem e yoga. Mas você já ouviu tudo isso antes, não ouviu? E tentou todas estas modalidades de combate ao stress, com pouco sucesso. Infelizmente, por motivos que estão além do nosso controle, nem sempre é possível utilizar esses instrumentos no dia-a-dia.

Então, o que fazer?

Não se desespere. Existe uma coisa que está quase sempre sob o seu controle: o que está na sua cabeça! O que e como você pensa no trabalho têm um papel importante no stress. E você pode escolher uma melhor maneira de ver os acontecimentos e decidir o que fazer em relação a eles.

Mas, primeiramente, vejamos se esses sinais de stress no trabalho se aplicam à você:

  • Você está sempre com o nariz congestionado, tossindo ou com dores.
  • Não consegue se concentrar.
  • Está sempre sonolento.
  • Tornou-se nervoso e aborrecido.
  • Está menos eficiente no trabalho.
  • Sair da cama para trabalhar é uma tarefa árdua.
  • O seu senso de humor desapareceu.
  • A sua posição frente ao trabalho é “Quem quer saber?”.
  • Você entra em conflito com os colegas de trabalho.
  • Até mesmo as brincadeiras não parecem mais interessantes.

Seja honesto, ninguém está lhe vigiando. Você preenche todos esses critérios? Nesse caso, você não está sozinho. E mesmo se apenas dois destes sinais se aplicam à você, é possível sentir-se melhor no trabalho.

Aqui vão algumas dicas:

  • Aceite que o mundo não é justo: Algumas vezes, o seu trabalho duro não será percebido, outra pessoa será escolhida para um cargo melhor ou aumentarão a sua jornada de trabalho. Em vez de entrar em desespero nessas situações, aceite-as como parte do seu projecto. Não vale a pena ficar chateado e reclamar que não é justo, o que faria você parecer um resmungão. Não se esqueça de que a injustiça do mundo pode, em seguida, actuar a seu favor!
  • Você não será transformado numa abóbora se cometer um erro: Erros no trabalho, certamente, são motivo de embaraço e frustração. No entanto, raramente levam a algo mais sério do que uma repreensão. Na maioria das vezes, os erros são fonte de aprendizado e nos tornam mais compreensivos com as imperfeições dos outros.
  • Resista ao desejo de estar certo: Insistir que você está correcto é altamente stressante. Em primeiro lugar, geralmente há mais de uma resposta certa. Segundo, a menos que você seja o dono da empresa, você não está com a bola toda. Se você discorda muito do seu chefe ou dos colegas de trabalho, talvez deva procurar outro lugar para trabalhar.
  • Tente aprender algo com cada pessoa e situação: Você sempre pode aprender alguma coisa. Com a mente aberta para essa possibilidade, é possível transformar situações desagradáveis em grandes descobertas.
  • Ajude os outros no trabalho: Quando alguém lhe pedir ajuda, em vez de deixá-lo de lado e resolver o problema, ajude a pessoa a encontrar uma solução própria para o problema. Isso aumentará a confiança dela e diminuirá o peso nas suas costas!
  • Concentre-se em procurar soluções: Determine quais problemas podem ser resolvidos e faça-o. Esqueça as tarefas impossíveis – elas representam um desperdício de tempo e energia.

No começo da sua mudança, você pode sentir algum desconforto; o seu ego e as emoções podem dificultar a implementação das mudanças. Mas se você conseguir, verá como vai se sentir bem melhor! Logo, essas mudanças se tornarão hábitos, e o local de trabalho será mais alegre e saudável.

Você se surpreenderá feliz enquanto trabalha!

Seja qual for a causa do stress, é possível pela hipnoterapia tratá-lo, de forma que o indivíduo resgate o equilíbrio emocional e se liberte das consequências físicas provocados por este estado mental.