Artrite reumática e TMC — Pesquisa

Pessoas que sofrem de artrite reumática estão sendo procuradas para colaborar com uma pesquisa na Universidade de Gales, em Bangor, que tem o objetivo de avaliar a eficácia da hipnose e do uso de imagens no controle desta dolorosa enfermidade.

“A artrite reumática é uma doença do sistema imune”, explica Bryan Bennett, doutorando da Universidade de Gales. “Estou interessado em pesquisar mais profundamente a aplicação de técnicas de psicoterapia tais como a hipnoterapia para auxiliar o sistema imune e ajudar no alívio desta condição.”

Um elemento importante na pesquisa de Bryan será que os próprios pacientes identificarão as áreas de suas vidas que são mais afetadas pela artrite, ou aquelas que são importantes para elas – seja esta uma incapacidade de realizar algumas tarefas ou de dedicar-se a um hobby ou interesse específico. Estas serão então o foco numa série de sessões individuais de hipnoterapia e de uso de imagens. Esta é uma abordagem diferente da normal, onde um clínico identifica as áreas de dificuldade ou inabilidade que afetam a qualidade de vida.

Os participantes serão aleatoriamente divididos em três grupos, recebendo cada um hipnoterapia ou imagens (onde o indivíduo é auxiliado a concentrar-se em imagens positivas na mente) ou um grupo de controle.

“Existe um crescente interesse médico no uso de intervenções psicológicas para enfermidades musculoesqueléticas”, afirmou o Dr. Jeremy Jones, reumatologista e um dos supervisores de Bryan. “A pesquisa de Bryan sobre como intervenções psicológicas podem auxiliar é um tópico interessante. Esta deverá ajudar-nos a aprender mais sobre o valor destes tratamentos no controle da dor, do cansaço e da rigidez experimentados na artrite reumática, levando a uma melhora da qualidade de vida destes pacientes”.